Alimentação Saudável para o seu Bebé

 

Alimentação Saudável para o seu Bebé...

 

7 aos 9 meses

 

 

● Os bebés estão prontos para aumentar a variedade dos alimentos e texturas da sua dieta.

● Carnes, aves e comida para bebé pode ser introduzida nesta altura

● Bebés alimentados com leite materno podem querer menos doses, e bebés alimentados com fórmulas de leite fortificado podem tomar menos do que 800 ml de leite por dia.

● Os alimentos preparados em casa, para serem o mais saudáveis possível, devem ser primeiro preparados em vapor, e depois esmagados em puré. Não utilize mel ou xarope de milho, porque estes produtos podem conter esporos prejudiciais aos bebés. O seu bebé vai apreciar especiarias (leves) e ervas na comida, mas não junte nunca açúcar ou sal aos alimentos.

● Nesta altura, muitos bebés estão prontos para começarem a comer comida com a mão. O bebé deve estar sentado direito, ser capaz de agarrar na comida com a mão ou os dedos, e levar a comida da mão para a boca.

● Alimentos como partes de banana, cereais secos sem adição de açúcar, bolachas e biscoitos são boas escolhas.

Dica: Fique sempre junto ao bebé enquanto ele come.


10 aos 12 Meses

 

● Podem ser introduzidos legumes cozidos (sem sal ou açúcar)

● Os bebés usam as gengivas e língua para amolecer e esmagar os alimentos, por isso não se preocupe pelo facto do seu bebé não ter dentes

● A maioria dos bebés come 3 ou 4 refeições por dia

● Os bebés vão ficando cada vez mais independentes e podem ser encorajados a segurar numa colher e a usar as duas mão enquanto bebem de um copo.

● Fale com o bebé e nomeie os alimentos, objectos e utensílios e cor dos alimentos.

 

Lembre-se: Torne as horas de refeição um tempo especial para você e o seu bebé comunicarem

Se a sua família tem um historial de alergias aos alimentos, é preferível que amamente durante o maior tempo possível e atrase a introdução de alimentos sólidos até aos seis meses de idade. Adie a introdução dos alimentos específicos que causam alergias aos membros da família - bem como trigo, clara de ovo, soja, cítricos, amendoins, nozes e leite de vaca - até que depois de atingir 1 ano de vida. Pergunte ao seu pediatra conselhos de alimentação saudável para o bebé.

Por volta do primeiro ano de vida, a maioria dos bebés consegue comer alimentos leves e macios, com a amamentação a continuar até que a mãe deseje. Leite de vaca pode ser introduzido desde que se mantenham entre os 470 e os 700 ml por dia, já que as crianças precisam da gordura do leite materno ou do leite de vaca para um crescimento saudável. é por isso que o leite magro não deve ser introduzido até aos dois anos de idade. No segundo ano, pondere iniciar o bebé em alimentos com fibras, como cereais de múltiplos grãos e pão 100% trigo. Evite manteiga de amendoim e até ao final do segundo ano por causa de alergias e asfixia.

 

 

A seguir: Segurança na alimentação do bebé
Página Anterior
1 2 3 4 5
Próxima Pagina