Alimentação Saudável para Crianças

 

Alimentação Saudável para Crianças...

 

PARTE 1 - Dos 1 aos 4 anos

 

 

Problemas Comuns

 

Recusas em comer

Muitas crianças atravessam fases em que se recusam a comer determinados alimentos. Isto é particularmente comum em crianças até aos cinco anos de idade, e é uma componente normal do crescimento e da independência da criança. As crianças não se vão magoar ou prejudicar se não comerem tudo o que os pais querem durante um período de tempo.Ofereça refeições regulares ou snacks em vez de permitir que a criança "escolha". Torne as horas das refeições divertidas. Use pratos e alimentos coloridos, apresente a comida de forma original e atractiva, e tente manter-se relaxada. Se o problema manter-se, fale com o seu pediatra sobre o assunto.

Excesso de Peso

Se a sua criança estiver a ganhar muito peso, corte nos snacks entre refeições, particularmente doces e chocolates, e dê-lhe sumos naturais sem adição de açúcar. 

Peso insuficiente

Se a sua criança não estiver a ganhar peso suficiente, fale com o seu pediatra sobre possíveis problemas de saúde que estejam na origem do fenómeno. Como as crianças têm apetites muito reduzidos, certifique-se que todas as refeições são as mais completas e nutritivas possíveis. Pode dar à sua criança uma maior quantidade de gorduras e açucares (por exemplo, utilize manteiga como gordura para cozinhar em vez de azeite e acrescente natas ou açúcar aos cereais do pequeno almoço).

Alergias

Se verificar inchaços na boca ou cara da criança, ou dificuldades em respirar ao ingerir determinados alimentos, procure conselho médico especializado imediatamente. Mantenha um registo de todos os alimentos e bebidas consumidos e em que ponto despoletaram a reacção alérgica. Sintomas como erupção cutânea ou vómitos também podem sugerir alergias aos alimentos.Não diagnostique você mesma alergias ou corte alimentos da dieta da criança sem conselho médico, já que pode estar a comprometer a qualidade da alimentação sem razões válidas.Para reduzir o risco de alergia a amendoins, todos os alimentos que contenham amendoins devem ser só dados às crianças a partir dos três anos de idade.

Diarreia

A diarreia é um problema relativamente comum em crianças pequenas. Os grandes culpados são normalmente grandes quantidades de sumos ou alimentos com grande concentração de açúcar. Mantenha a criança longe destes alimentos por uns dias, reintroduzindo-os gradualmente. Se a diarreia se mantiver, consulte o seu médico pediatra.

 

 

 

Página Anterior
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Próxima Pagina