Isso é que é Comida Saudável?

10 alimentos "saudáveis" de que deve afastar-se

 

 

Considere o seguinte raciocínio:

1. Alimentos com pouca gordura são saudáveis.

2. Rebuçados não têm gordura.

3. Logo, os rebuçados são saudáveis.

Faz sentido? Claro que não, mas é esse o tipo de argumentos que as empresas alimentares utilizam. No nosso caso, começámos o raciocínio com uma falsa premissa. Isto acontece porque o termo "pouca gordura" é muitas vezes um código para "alta concentração de açucares" - um atributo que torna os alimentos muito pouco saudáveis.


Fazer escolhas saudáveis não é tão simples como saber que feijão tem muita fibra, ou que as frutas possuem bastante antioxidantes benéficos para a saúde. Muitas das vezes, os produtores acrescentam ingredientes, como açucares, que tornam instantaneamente um bom alimento numa má opção. Como resultado, muitos dos produtos que pensamos serem saudáveis, são tudo menos isso.é por isso que criámos uma lista de 10 supostos alimentos "saudáveis" de que pode (e deve) manter-se afastado.

Iogurte com fruta no fundo


Prós: Iogurte e fruta são dois dos alimentos mais saudáveis conhecidos pelo Homem.

Contras: O xarope de milho não é. Mas é esse produto que é utilizado para fazerem a geleia de fruta no fundo dos iogurtes.

A Alternativa saudável: Opte por iogurtes light, que contêm cerca de 90% menos açucares que os iogurtes normais.

Feijão de Lata

Prós: O feijão é preparado com fibras, o que ajuda a manter o apetite saciado e diminui a velocidade de absorção de açúcares no sistema sanguíneo.


Contras: O feijão é tipicamente enlatado com um molho acastanhado feito com açúcares branco e amarelo. E como as fibras estão localizadas no interior do feijão, não têm a oportunidade de interferir com a velocidade com que o açúcar é digerido. Considere que uma chávena de feijão enlatado contém cerca de 24 grs de açúcar.


A Alternativa Saudável: Feijão enlatado em água. Consegue obter todos os benefícios dos legumes, sem o açúcar extra.


Sushi de Gambas (estilo California Roll)

Prós: A alga que enrola o sushi contém nutrientes essenciais, como o selénio, cálcio e ómega-3.

Contras: é basicamente um cubo de açúcar japonês. Os dois ingredientes principais são arroz branco e uma imitação de camarão, ambos com hidratos de carbonos de rápida digestão e praticamente nenhumas proteínas.

A Alternativa Saudável: Sushi de atum ou salmão. Estas variedades possuem uma menor concentração de hidratos de carbonos prejudiciais à saúde e proteínas de elevada qualidade.
 
Barras de Cereais e Fruta

Prós: São feitos com aveia, um produto nutricional e rico em fibras indispensável para uma alimentação saudável.

Contras: Os flocos de aveia estão colados uns aos outros com ingredientes de elevada concentração de frutose, como xarope de milho, mel ou malte de cevada. Todos eles elevam rapidamente o nível de açúcar no sangue.

A Alternativa Saudável:
Coma o seu snack à moda antiga. Misture cereais com frutas vermelhas e um pouco de leite.

Saladas com massa

Prós: A grande maioria de saladas com massa incluem uma variedade de legumes frescos.

Contras: O principal ingrediente é massa feita com farinhas brancas, um produto semelhante ao pão.

A Alternativa Saudável: Salada de ovo não tem qualquer impacto no açúcar no sangue. A Universidade de Connecticut realizou um estudo que demonstra que não existe correlação entre o consumo de ovo e doenças de coração.

Croutons

Prós: A sua pequena dimensão contribui muito pouco para as calorias da sua refeição, e acrescentam um agradável e saboroso efeito crocante.

Contras: A maioria dos croutons são feitos com a mesma farinha refinada que se usa para fazer pão branco, um alimento com um índice glicémico superior ao açúcar.

A Alternativa Saudável: Amêndoas fatiadas torradas. São crocantes, não têm açúcar, e possuem gorduras monoinsaturadas (o mesmo tipo de gorduras encontradas no azeite).

Molho de Saladas Light

Prós: Reduzir na gordura diminui as calorias que o molho contém.

Contras: São adicionados açúcares para dar sabor. Contudo, o principal aspecto é que a remoção da gordura diminui a capacidade do corpo para absorver muitas das vitaminas presentes nos vegetais.

Alternativa Saudável: Faça o seu próprio molho de saladas feito com azeite e seja moderado nas doses utilizadas.

Frutas Enlatadas

Prós: O ingrediente principal é fruta, indiscutivelmente um alimento saudável.

Contras: Muitas marcas preservam as frutas em xaropes ricos em açúcar. Meia chávena de fruta enlatada contém 23 grs de açúcares adicionais.

Alternativa saudável: Procure por frutas enlatadas com 100% sumo em vez de xarope.

Manteiga de Amendoim com redução de Gorduras

Prós: Toda a manteiga de amendoim  possui uma quantidade considerável de gordura monoinsaturada saudável para o coração e circulação sanguínea, mesmo as com redução.

Contras: Muitas marcas comerciais de manteiga de amendoim acrescentam açúcar em pó, o mesmo tipo utilizado na decoração de bolos. As manteigas de amendoim com redução de gorduras são as piores, porque possuem mais açúcar em pó e menos gordura monoinsaturada.

A Alternativa Saudável: Procure manteiga de amendoim natural com 100% gordura de amendoim e que não contenha açúcar em pó adicional.

Pretzels

Prós: 280 grs têm apenas 110 calorias.

Contras: Estes produtos pobres em gorduras apresentam elevadíssimos índices glicémicos, superiores mesmo a gelado ou gomas.

A Alternativa Saudável: Fritos de queijo crocantes.

 

 

Voltar a Artigos