Consumo de Líquidos na Nutrição Desportiva

 

Alimentação Saudável na adolescência...

 

Todos os dias precisamos substituir cerca de dois litros de líquidos para equilibrar as perdas do corpo em geral - mesmo sem a perda de suor durante o treino desportivo ser tido em consideração. Se necessitamos de dois litros todos os dias, imagine o que será necessário durante um esforço intenso, para manter uma boa nutrição desportiva. Quando o corpo aquece, a produção de suor ajuda a reduzir a temperatura. A taxa de suor pode varia entre indivíduos, e aumenta com um maior esforço e em ambientes mais quentes. Pense no seu corpo como um carro com um radiador, se não mantiver o radiador cheio de líquido, o carro aquece em demasia e vai-se estragar. O mesmo acontece com o seu corpo, caso não fique bem hidratado. Há uma redução gradual no desempenho físico e mental e aumenta o grau de desidratação. Os líquidos e bebidas são importantes para suas estratégias de competição, por isso é uma boa prática nutricional começar a desenvolver bons hábitos de consumo de líquidos. A sorte - ou mesmo a sede - não chega para formar um plano sustentado para uma boa hidratação. Para uma boa nutrição desportiva, é fundamental ser organizado e beber bastante líquidos durante o dia.

 

 

Estratégias para repor os líquidos durante o dia

Certifique-se que bebe líquidos em todas as refeições. Não esqueça que a água é uma excelente escolha para uma bebida.

Tenha um especial cuidado quando o tempo estiver quente e húmido, terá que aumentar as vezes que bebe líquidos.

Mantenha um suplemento de fluidos e bebidas perto de si durante o dia. Leva uma garrafa de água própria para que possa beber uma bebida onde quer que esteja.

Hidrate-se rapidamente após uma sessão de treino. Lembre-se que você vai continuar a perder líquido durante a recuperação através da urina e suor. Precisa beber 1,5 vezes o valor perdido durante as próximas 1-2 horas para conseguir uma boa hidratação (por exemplo, se perder 1 kg por treino, tem de beber 1500 ml para se hidratar).

Tenha a noção das perdas pelo suor durante o desporto praticado, e como deve substitui-las. Se pesar-se antes e depois de um treino, vai estar a medir apenas as perdas de fluido.

Cada 1 kg de peso perdido = 1 litro de líquido.

Tente manter a perda de fluido para um mínimo por cada vez que praticar desporto, bebendo tão frequentemente como conseguir.

Durante O Jogo

O mais importante durante o desporto é a ingestão de líquidos, mesmo sob o ponto de vista da nutrição. Preferencialmente, já está bem hidratado com muita ingestão de líquidos durante todo o dia, isto para não existir muita pressão para beber grandes volumes de líquido durante uma competição. Há uma redução gradual no desempenho à medida que aumenta o grau de desidratação.

Dicas para recordar:

Tente consumir água em todas as oportunidades possíveis, ou seja, quando há interrupções no jogo.

Tenha a sua própria garrafa de água e controle o que bebe.

Beba líquidos enquanto se sentir confortável, pode ter problemas de estômago se beber em demasia.

Em eventos mais de 1 hora, pode haver alguns benefícios nutricionais em consumir hidratos de carbono com a sua bebida, como se fosse uma bebida desportiva.

Manter os líquidos frescos pode incentivar um maior consumo.

 

 

Leia também: O que devem beber os desportistas