Sucos de legumes ajudam cumprir recomendações diárias

 

 

O hábito de beber um suco de vegetais ou legumes por dia poderá parecer um pequeno passo, mas que poderá levar a grandes mudanças relativas ao cumprimento das recomendações de consumo de legumes, de acordo com um novo estudo a ser apresentado por investigadores da Universidade da Califórnia-Davis esta semana, na conferência anual da “American Dietetic Association”.

Com sete em cada dez adultos a não cumprirem as recomendações de ingestão diária recomendada de legumes, o que prejudica gravemente a boa nutrição do organismo, os investigadores estudaram a possibilidade de uma simples alteração no comportamento, como beber sucos de legumes, poderia ajudar e incentivar o consumo deste grupo de alimentos crítico. A resposta rápida: ajuda.

O estudo analisou três grupos de homens e mulheres saudáveis. Todos os três grupos receberam aconselhamento dietético e auxílio nutricional sobre formas de obter mais legumes, mas apenas dois dos três grupos foram orientados a consumir pelo menos uma porção de suco de legumes. Desses dois grupos, um bebia 250 ml de suco por dia e o outro 500 ml por dia, como parte de um plano de alimentação saudável.

O estudo constatou que aqueles que receberam aconselhamento dietético e nutricional e consumiram suco de legumes eram muito mais provável que cumprissem as recomendações diárias de legumes do que aqueles que apenas receberam os conselhos de nutrição. Especificamente, mais de metade dos participantes que beberam 250 ml de suco de legumes cumpriram as recomendações diárias, bem como todos aqueles que beberam 500 ml de sucos de legumes. Dos que não beberam o suco, menos de um quarto conseguiu cumprir o consumo recomendado.

Os investigadores concluíram que a mudança no comportamento alimentar é muito mais eficaz quando o aconselhamento é complementado com soluções reais, tangíveis e de fácil implementação.

“O que descobrimos com este estudo é que beber suco de legumes parece dar resposta a alguns dos principais entraves ao consumo, tal como a conveniência, a portabilidade ou mesmo o gosto, por isso os individuos que estudamos conseguiram cumprir as doses diárias recomendadas”, disse Carl Keen, autor do estudo e professor de Nutrição e Medicina Interna na Universidade da Califórnia. “Além disso, quem de facto bebe sucos de legumes informaram que efectivamente gostaram de beber os produtos hortícolas, o que é crítico para se conseguir adoptar hábitos de nutrição e alimentação mais saudáveis a longo prazo.”

De facto, após seis semanas de estudo, os bebedores de legumes relataram que se sentiram “mais satisfeitos” com a facilidade de se obter produtos hortícolas no seu regime alimentar, e que constitui uma importante fonte suplementar de vitaminas e minerais.

Os estudos sobre nutrição indicam que os legumes são fundamentais para promover uma boa saúde, nomeadamente contribuindo para reduzir os factores de risco de doenças cardíacas, diabetes e conseguir-se atingir um peso saudável.

“Os melhores tipos de legumes são aqueles que você consome, por isso é importante fornecer às pessoas uma variedade de opções de forma a que as possam incluir na sua alimentação,” diz Elizabeth Pivonka, da Fundação Produce for Better Health. “Essa é a razão porque nós encorajamos as pessoas a explorar todos os tipos de legumes e vegetais, tal como sucos, frescos, congelados ou enlatados, de modo a que consigam obter, pelo menos, uma porção em cada refeição”.

Fonte: NewsMax

 

 

Voltar a Notícias